187 - SOBRE OS ANIMAIS

Hoje é dia internacional dos animais.
Bela ocasião para relembrarmos que as páginas iniciais das sagradas escrituras se abrem, numa pomposa fauna, para apresentar ao mundo, o projeto de harmonia de todas as criaturas com seu Criador.
Coisa que São Francisco de Assis entendeu muito bem pois que, segundo Rubem Alves, foi com eles que este santo desenvolveu sua "oratória e sua escutatória".
Tenho amigos sempre me assegurando que quando chegam em seus aconchegos larários, não são tão bem recepcionados pelos familiares como o são por seus cachorros e gatos . Estes últimos, claro, mais comedidos.
Para minha “celebração animal” tenho percebido no Centro Universitário, onde leciono, um crescimento de monografias e dissertações sobre a importância do convívio dessas criaturas na formação psico-afetiva de nossas crianças.
Neste seu dia, proponho um "Viva" aos chamados-animais-irracionais que, em algum momento idílico, quem sabe, sairão dessa classificação-desumana para nos ajudar a reinaugurar nossos-ecologicamente-corretos-jardins-do-Éden .
Só não precisamos ser como aquele ex-mandatário da nossa pátria que filosofava: “Quanto mais vivo com pessoas, mais admiro os cavalos!”.
Ou ele não estaria tão errado assim?!!!
(Para nossa cachorrinha Luna que, quando fugiu de casa, deixou-nos seres irracionais)

Nenhum comentário: